O sarampo, assim como várias outras doenças como Rubéola, Caxumba, Pólio, Tétano, estão controladas devido a criação de vacinas, que protegem o organismo e reduzem praticamente todas as chances dos vírus causadores dessas doenças se instalarem. A vacina de sarampo é uma das provas de que a prevenção realmente acontece, pois os casos da doença hoje em dia são muito baixos.

Para continuar mantendo as crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos imunes contra o vírus causador da doença, a vacinação é a melhor alternativa, pois apesar de ser gratuita, é preciso apenas duas doses da Tríplice Viral para se proteger contra Rubéola, Sarampo e Caxumba. Adultos que tenham dúvida ou não receberam nenhuma dose da vacina, podem receber dose única.

Principais sintomas do sarampo

Os sintomas possíveis que surgem em uma pessoa com sarampo podem ser uma febre acompanhada de tosse, secreção nasal e discreta ou irritação nos olhos. Em seguida, podem surgir manchas avermelhadas no rosto.

Caso as bactérias continuem progredindo, elas podem atingir as vias respiratórias, causando dores estomacais, intestino solto e infecções no encéfalo. Em casos mais graves, o sarampo pode resultar em infecção nos ouvidos, pneumonia, convulsões e olhar fixo, lesões cerebrais e até mesmo a morte. Com a vacina contra sarampo, no entanto, esses casos ficam cada vez mais raros.

Tratamento para sarampo

Para quem não recebeu as doses da vacina e foi surpreendido pela doença, os cuidados com a hidratação do organismo e o fortalecimento da imunidade devem ser levados a sério. Não há um remédio específico que trate o próprio sarampo, mas os sintomas podem ser minimizados com remédios de alívio para dor e febre.

No caso de dúvida se realmente os sintomas são de sarampo, procure um médico ou um posto de atendimento para avaliação mais completa. O mesmo deve ser feito quando não há melhora em três dias a partir do surgimento das manchas avermelhadas, ou hemorragias, desmaios, perda de consciência e qualquer outro sintoma que seja mais grave e não corresponda com o sarampo.