A caxumba é uma das doenças mais conhecidas, pois seu tratamento exige cuidados importantes que se não forem feitos de maneira correta podem agravar o estado de saúde do infectado. Por isso, sua prevenção através da vacina Tríplice Viral é indispensável e ajuda a manter a doença com baixos índices de transmissão.

Uma pessoa pode ser infectada pelo vírus causador da caxumba através do ar e o contato com a saliva e secreção da pessoa infectada pela doença. Entre os principais sintomas da caxumba estão o inchaço e a dor que se acentuam nas laterais do pescoço, na região inferior do maxilar, pois as glândulas responsáveis pela produção da saliva são as mais afetadas pelo vírus.

Apesar das possíveis complicações decorrentes da caxumba serem, em sua maioria, reversíveis, os casos mais graves podem resultar em perda de audição, inflamação dos ovários, inflamação dos testículos e meningite viral, que é um caso mais grave, apesar de raro, e exige atendimento médico de urgência.

Como é feita a prevenção da caxumba através da vacina

Atualmente, há uma grande quantidade de vacinas disponíveis para imunizar o organismo contra doenças virais e bacterianas que atingiam milhares de pessoas no passado, esse é o caso da Tríplice Viral, uma vacina destinada não só a prevenção da caxumba, mas também de sarampo e rubéola.

Essa vacina pode ser tomada em duas doses até 19 anos, pessoas entre 20 e 49 anos recebem dose única, não sendo necessário tomar outras doses no decorrer da vida. É importante ressaltar que quem não tomou a vacina, mas teve a doença, também está imunizado devido as defesas criadas pelo próprio organismo para combater o vírus.

Tratamento contra a caxumba

Aqueles que não tomaram a vacina e acabaram infectados pelo vírus causador da caxumba precisam fazer repouso máximo e fazer o uso de medicamentos que vão amenizar a dor e o desconforto físico.

Não existe nenhum medicamento específico para o tratamento de caxumba, por isso, evite transtornos maiores e converse com um médico para certificar-se de que se trata realmente de caxumba e qual a melhor maneira de combatê-la.