HPV

O que é?

O papilomavírus humano ( HPV) é um vírus capaz de provocar lesões de pele ou mucosa, sendo mais comum na região genital (vagina, colo do útero, pênis e ânus). São mais de 200 tipos de HPV, os considerados de baixo risco provocam os condilomas (verrugas genitais) e os HPVs de alto risco (oncogênicos), provocam lesões no colo do útero, que se não diagnosticadas precocemente podem evoluir para o Câncer do Colo do Útero. Estima-se que 99,7% dos casos de Câncer do Colo do Útero são causadas por estes tipos de HPV.

Sinais e Sintomas

Na infecção pelo HPV de baixo risco, são provocadas lesões na pele ou mucosa (condilomas), sendo mais comum nas regiões genitais. A infecção pelo HPV oncogênico não provoca sintomas no seu estágio inicial, assim como o Câncer do Colo de Útero, razão pela qual os examosregulares são tão importantes. As mulheres que desenvolvem o Câncer do Colo do Útero apresentam frequentemente um ou mais dos seguintes sintomas: Sangramento entre os ciclos menstruais e depois das relações sexuais, fluxos menstruais mais intensos, corrimento de odor desagradável, aumento da frequência urinária, dor nas costas e dor abdominal.

Prevenção

Uma forma de prevenção é a vacina para HPV.

No caso das lesões visíveis ocasionadas pelo HPV de baixo risco, a remoção dos confilomas é um dos tratamentos indicados. Já no caso das lesões ocasionadas pelos HPVs oncogênicos, o tratamento pode variar de acordo com o grau, extensão, número, localização e aspecto das lesões.

Marque sua Vacinação

Vacine-se e proteja sua vida. Marque já!

Marque sua Vacinação